Origem e Genealogia

Origem e Genealogia (歴史・系譜)

As origens da Japan Karate Shoto Federation podem ser rastreadas desde os passos de três grandes predecessores.

Primeiramente identificamos o fundador do estilo Shotokan, Funakoshi Gichin, que veio de Okinawa, o berço do Karate-Do, para o Japão Continental ensinar o “Tote”. Foi Funakoshi, o “Pai do karate Moderno” que mudou a antiga tradição do “Tote” para o atual “Karate” e passou a ensinar em diversas Universidade japonesas. Esse é também o marco do início do Karate Universitário.

O Karate teve então um grande desenvolvimento no período pós Guerra, através do trabalho de um dos principais estudantes de Funakoshi sensei, Masatoshi Nakayama. Nakayama sensei estabeleceu bases de formação e ensino atualizadas e científicas. Também estruturou e lançou as regras de “competição” que até então não existiam, surgindo aí, de fato, o período do Karate Moderno.

O herdeiro do Karate Moderno de Masatoshi Nakayama foi o mestre Tetsuhiko Asai, que levou essa arte para um estágio além. Tetsuhiko Asai (antigo Instrutor Chefe) criou a JKS no ano 2000 para organizar o ensino desse Karate, a fim deevoluir e aprofundar ainda mais as artes marciais.

Entre as inovações da Shoto Federation estão o lançamento de uma série de Kata chamados “Junro” (série de 5 Kata), como ferramentas básicas de ensino do Karate Asai, inovador e ousado, e o lançamento do Karate em Cadeira de Rodas (Kurumaisu Karate). São apenas algumas das “reformas” através do trabalho do mestre Asai. Os Kata Junro ensinam rotações (kaiten), rota correta de movimentação, uso do corpo como um chicote (muchiken) e movimentos contínuos e às vezes suaves, desenvolvidos por Asai sensei. A ideia dessas técnicas é que se possa usar as habilidades do corpo livremente, mesmo com o avanço da idade e se houver diminuição da força devido ao envelhecimento. Ele mesmo comprovou que é possível usar movimentos potentes, socar e chutar, derrotando um oponente com um só golpe, mesmo em idade avançada.

Após a morte de Asai sensei, o espírito da Shoto Federation foi assumido por Masao Kagawa sensei, um mestre que tem contato com as tendências mundiais e vem liderando a equipe da All Japan Karatedo Federation (JKF – que reúne todos os estilos), unindo a arte marcial e as novas descobertas em seu próprio método de ensino. Até agora treinou diversos treinadores japoneses e também instrutores que atuam em outros países ou viajam pelo mundo inteiro.

Atualmente (agosto de 2015), há cerca de 200 associações filiadas à Shoto Federation no Japão, com cerca de 6 mil membros. Também há pouco mais de 60 países filiados na Europa e outros Continentes, somando cerca de 3 milhões de associados em todo o mundo. Além disso, cada vez mais o Karate em Cadeira de Rodas se populariza por todo o planeta.